✅ Para seu trânsito seguro, tenha em mente que a Migração Colombiana é a única autoridade que pode emitir documentos regulamentares, deportar ou expulsar migrantes. Informe-se sobre rotas, transporte, abrigos e consulados em seu país antes de partir. 

✅ Por razões de segurança, ande sempre em grupo.  A viagem pela selva é difícil, e você deve estar preparado para uma alta demanda física com caminhos difíceis ou inacessíveis. A viagem pode levar de 5 a 10 dias a pé.  Se você estiver perdido ou não puder mais andar, prepare uma fogueira esfumaçada para atrair a atenção das equipes de resgate.  Construa-o em um buraco com pedras ao seu redor para evitar incêndios. 

✅ Usar roupas confortáveis e apropriadas para evitar mordidas e picadas de animais.  Se um animal picar ou morder você, não mova a parte ferida, aplique água limpa.  Não chupar ou cortar a área afetada, você pode aumentar o risco de infecção. 

✅ Leve alimentos pequenos, suficientes para o percurso, não perecíveis e fáceis de preparar.  Beba pequenas quantidades de água e/ou solução salina várias vezes.  Se possível, carregar pastilhas de purificação de água ou garrafas com filtros para uma melhor água potável. 

✅ Use bagagem leve e confortável, leve apenas o que for necessário.  

✅ Se você tem uma doença crônica, tome seus remédios e aprenda os nomes. Se você teve sintomas de gripe, febre, fraqueza ou dor nos ossos ou articulações, consulte um médico, pode ser dengue, malária ou Chikungunya, são doenças presentes nesta região. 

✅ Procure um lugar seguro para passar a noite.  Evite ficar nas margens dos rios, pois pode haver enchentes.  Se você estiver viajando de barco, peça sempre um colete salva-vidas. 

✅ Digitalize seus documentos para que você tenha uma cópia no caso de perdê-los.  Mantenha-os em um local seguro e guarde-os em uma bolsa resistente à umidade. Deixe para sua família um documento oficial com sua fotografia e/ou impressão digital ou uma fotografia recente.  Assim como cópias de seus documentos importantes. 

✅ Informe seus parentes sobre seu paradeiro e seu destino.  Especialmente antes e depois de cruzar a fronteira.  Nos abrigos, a Cruz Vermelha pode ajudá-lo a se comunicar com eles gratuitamente. Se você perdeu o contato com sua família, entre em contato conosco e nós o ajudaremos. Memorize o e-mail e os números de telefone de seus familiares. 

✅ Se alguém que estiver viajando com você morrer, desaparecer, tiver um acidente ou for detido, informe as autoridades, a Cruz Vermelha e, se possível, seus parentes. 

Mensagens gerais de autocuidado 

Informações úteis: 

✅ Informe-se sobre rotas, transporte, abrigos e consulados em seu país antes de partir.  Compartilhe previamente seu plano de viagem com os membros de sua família. 

✅ Durante sua viagem, informe a seus familiares com quem você está viajando e onde você está.  Em caso de emergência, será mais fácil encontrá-lo. 

✅ Não dê informações sobre sua viagem ou de sua família a estranhos, nem lhes diga se você tem família ou amigos nos Estados Unidos. 

✅ Viajar em grupo é mais seguro.

✅ Cubra-se do sol, você pode sofrer queimaduras solares graves ou desidratação. 

✅ Encontre um lugar seguro para passar a noite; não fique na rua. 

✅ Se você estiver no México e desejar retornar ao seu país, ligue ou vá ao Instituto Nacional de Migração (INM por seu acrônimo em espanhol) / Grupo Beta mais próximo. 

✅ Fique calmo se você for detido pelas autoridades. 

Mantenha-se em contato com seus parentes

✅ Memorize os números de telefone de sua família e amigos, assim como os códigos para ligar para seu local de origem. 

✅ Combine com seus familiares com que frequência irá se comunicar com eles durante o caminho. E o que fazer caso não consigam mais se contatá-los.

✅ Evite o uso de telefones de estranhos, não deixe que eles disquem o número. Se você puder, apague os registros do telefone celular ou fixo que você usou. 

✅ Se souber de alguma pessoa que foi presa, que desapareceu, sofreu algum acidente ou que morreu, informe a Cruz Vermelha e ao seus familiares, não deixe-os ficar com a angústia de não saber o que aconteceu. 

✅ Entre em contato com sua família e amigos, especialmente antes de atravessar uma fronteira.  Existem abrigos e pontos da Cruz Vermelha que oferecem chamadas telefônicas gratuitas. 

✅ É aconselhável ter uma página no Facebook (ou outra rede social) para informar seus parentes onde você está. 

✅ Informe sua família e amigos quando você chegar ao seu destino,  

✅ Deixe com sua família um documento oficial com sua fotografia e/ou impressão digital ou uma fotografia recente, assim como cópias de seus documentos importantes. 

Cuide de sua saúde 

✅ Se você usa contraceptivos, não se esqueça de trazê-los com você.  Se necessário, você pode obtê-los gratuitamente em algumas clínicas ou postos (brigadas) médicos da Cruz Vermelha. 

✅ Ao descansar, tire seus sapatos e meias (traga um par extra) para evitar fungos e infecções.  Não use se estiverem molhados; podem causar bolhas. 

✅ Se você tem uma doença crônica, leve seus remédios com você e aprenda os nomes.

✅ Se você estiver grávida, não deixe de beber água, comer e procurar atendimento médico. 

✅ Em hospitais ou centros de saúde no México, você tem o direito de ser informado sobre seu estado de saúde e de solicitar seu dossiê médico (relatório). 

✅ Se você for detido, informe as autoridades sobre seu estado e o medicamento que você precisa. 

✅ Se você tiver tido sintomas de gripe, febre, fraqueza, dor nos ossos ou articulações, consulte um médico, pode ser dengue, malária ou Chikungunya, que são doenças presentes nesta região. 

✅ No México, Honduras e Costa Rica você tem o direito de receber gratuitamente atendimento médico de emergência. Caso você não consiga receber, há organizações que podem ajudá-lo.  Pergunte sobre eles. 

✅ No México, você pode aderir temporariamente ao Seguro Popular por 90 dias para receber atendimento médico gratuito, sem ter que apresentar qualquer documentação. 

✅ Casos de violência sexual são emergências médicas e requerem atenção imediata. 

✅ Procure beber a água constantemente.

✅ Evite beber água ( estagnada) parada ou da torneira.  Você pode encontrar comprimidos de purificação de água em alguns pontos de atendimento da Cruz Vermelha. 

No caso de viajar de trem ou veículo 

✅ Evite entrar ou sair do trem quando ele estiver em (andamento) movimento ou molhado.  Se você sair de um trem em movimento, não fique parado, continue correndo para que outros não caiam em cima de você. 

✅ Não amarre a roupa ao redor da cintura, você pode ficar enganchado e ter um acidente. 

✅ Evite entrar no trem se você não tiver comido ou descansado, você poderá cair se estiver sonolento. Reveze-se com seus companheiros de viagem quando forem descansar. Cuide uns dos outros. 

✅ Não consumir álcool ou drogas, nem tomar remédios relaxantes ou antifúngicos que lhe deixem sonolento. 

✅ Em dias muito frios, o aço do trem congela: proteja suas mãos com luvas ou pano. – É recomendado viajar sentado. Preste atenção na estrada, há ramificações, cabos elétricos ou túneis que podem atingir você.  Acomode-se onde há pontos de apoio. 

✅ Evite entrar no trem com crianças. 

✅ Não se esconda em veículos ou espaços confinados onde você possa sufocar, ou ficar doente.  Procure sempre ter espaço para respirar. 

✅ Não aceitar o transporte gratuito de estranhos. 

Em caso de caminhada em floresta, selva ou mata 

✅ Se você estiver perdido ou não puder mais andar, prepare uma fogueira com bastante fumaça para atrair a atenção das equipes de resgate.  Faça em um buraco com pedras ao seu redor para evitar incêndios. 

✅ Lembre-se que em lugares com climas quentes, tanto tropicais quanto desérticos, você pode encontrar uma grande variedade de animais venenosos como escorpiões, aranhas, cobras, entre outros. 

✅ As picadas de escorpião e mordidas de cobra podem ser mortais.  Verificar e sacudir as roupas, calçados e capachos antes de usá-los. Não meta suas mãos debaixo das pedras.  Verifique o local antes de dormir ou sentar-se no chão. 

✅ Se um animal picar ou morder você, procure atendimento médico.  Evite mover a parte ferida e lave a ferida com água limpa.  Não chupar ou cortar a área afetada; isso causa mais danos e aumenta o risco de infecção. 

✅ Desligue seu celular para conservar a bateria.  Fazer apenas as ligações necessárias e guarde-o em um saco plástico. 

✅ Evite atravessar rios ou mar sozinho a noite.  Se você usar um objeto para flutuar, certifique-se de que ele possa suportar seu peso. 

✅ Ponha seus documentos em uma bolsa plástica para evitar que se molhem ou se percam. 

✅ No deserto durante o dia, as temperaturas são extremas.  Traga muita água potável, calças e camisas de mangas compridas para protegê-lo do sol e para manter a umidade do seu suor.  Traga também roupas quentes, luvas para proteger suas mãos, uma lanterna e fósforos. 

Conheça seus direitos 

✅ Antes de assinar qualquer documento, peça para ser informado, em uma linguagem compreensível para você, de seus direitos e obrigações, requisitos para sua admissão, permanência e partida no território, a possibilidade de solicitar o reconhecimento do status de refugiado, a concessão de proteção complementar ou asilo e a determinação da apatridia (sem-Estado), assim como os respectivos procedimentos para obter estas condições. 

✅ No México, qualquer autoridade que tomar conhecimento de sua intenção de solicitar o status de refugiado deve notificar imediatamente o Ministério do Interior por escrito. 

✅ A única autoridade que pode lhe pedir para provar sua nacionalidade e status de imigração no México é o Instituto Nacional de Migración (INM por seu acrônimo em espanhol).  Nenhuma outra autoridade pode exigir a verificação de seus documentos ou detê-los se o INM não estiver presente. 

✅ O INM não pode usar a força durante as operações de migração. 

✅ Se você for detido por uma autoridade de imigração e estiver viajando com sua família, vocês devem permanecer juntos mesmo em detenção.